Senhor dos contrastes, poderoso estrategista e astucioso,
Oxaguiã (Òrisà Ogiyán) é o guerreiro jovem da família dos orixás funfuns. É
saudado como Eleejigbô (Eléèjígbò), o “senhor de Ejigbô”, na cidade de mesmo
nome, na Nigéria. No Brasil possui diversos codinomes, muitos que são
utilizados para apaziguá-lo: Orixá Oguiã, Oxalaguiã, Oxaguim, Xaguim, Oxodim.
São vários nomes para um grande guerreiro!
Filho de Oxalufon, o senhor da cidade de Ifon, é tratado
como o mais novo dos orixás do panteão do branco, mas isto não o transforma em
um jovem! Nenhuma divindade integrante deste grupo é considerada jovial, porque
são pertencentes à época da criação, o que os torno possuidores de idade imemorial.
Oxaguiã só é menos ancião que seu pai! É um orixá que possui grande fundamento
e enredo espiritual, e que se torna perigoso para o observador inexperiente,
pois mostra suas duas faces: a da paz e a da guerra. Cabe ao babalorixá
descobrir e decifrar o que a divindade está mostrando. Além disso, Oxaguiã é um
grande dissimulador, que gosta também de provocar conflitos, enganar e testar!
Para a iniciação de seus filhos todo cuidado e saber são poucos, porque sua
“feitura” necessita de cuidados muito especiais, em que tudo obedece a horários
e momentos estipulados! Nunca é bom esquecer que Orixalá é o orixá do
imobilismo, da placidez e da quietude, mas que Oxaguiã, dentre os do panteão
funfun, é quem traz a agitação, o vigor, a energia e, até mesmo, um certo desequilíbrio
geral!
Poderoso estrategista nas batalhas, tenta a todo custo
evitar o confronto direto, preferindo recorrer primeiro a subterfúgios que
promovam a paz. Foi Oxaguiã quem trouxe para o homem o ensinamento da
pacificidade, da disciplina, da hierarquia e do respeito e, por isso, gosta de
mostrar a guerra e a paz, para que o ser humano possa fazer sua escolha. Como
podemos ver, Oxaguiã é um orixá dúbio: que vai à guerra, mas que tenta promover
a paz; provoca derrotas, mas é quem traz vitórias e equilíbrio; ama demais a
vida e, através desta, consegue driblar a morte. Ele não guerreia pelo sabor da
destruição, sua guerra é direcionada para o lado humano; luta pela justiça,
pela moral, pelo bem estar da comunidade, provocando promover a paz e a união.
Patrono da observação, da leitura e da inteligência, é o
“senhor da materialidade”, quando proporciona ao homem a condição de colocar em
prática seus pensamentos e suas idéias. E permite que o ser humano invente,
construa e produza sempre novos objetivos, levando a vida para novos rumos e
construindo novos conceitos. Seguindo seu pensamento inventivo e inovador,
Oxaguiã tornou-se o “proprietário dos assentos”, e domina todos os bancos,
cadeiras e tronos que propiciam um descanso ao corpo humano, pois para este
orixá a felicidade do homem é fundamental! Ele proporciona também aos orixás e,
principalmente , a Orixalá, o trono onde estes se sentam! Muito elegante no
trajar, é também conceituado como o “orixá dos adornos e dos ornamentos
requintados”, que produzem a beleza e a graça com simplicidade!
Possui ligação com inúmeros orixás, alguns deles muito
perigosos, e outros detentores de grande poder e axé. Sendo o único orixá
funfun com o poder do movimento e da agilidade, é ele que promove a comunicação
entre todos os orixás deste panteão; destes com os demais orixás; e também de
todos os orixás com os homens.
Relaciona-se muito intimamente com Exu, o comunicador e
mensageiro. Desta união surge a função de promover a harmonia entre os poderes
femininos e masculinos, produzindo o equilíbrio entre as ajés e o oxôs, seres
interligados com os poderes mágicos da floresta e das águas. Oxaguiã, como
partícipe do grupo dos oxôs, se aproxima de Oxum, reinando ambos como dignos
representantes destas duas sociedades poderosas, juntamente com Oxóssi e
Logunedé. Nesta sua relação com a floresta e com o panteão do branco, liga-se
com as árvores e com os iwíns, seres divinos de Orixalá que nelas habitam e que
tem incutidos em si a síntese da descendência. Oxaguiã também relaciona-se com
Iroko, a divindade do branco residente na floresta e representante mais
importante das grandes árvores, e com Logunedé, o senhor da magia. Estes lhe
proporcionam o equilíbrio de seu vigor e de sua brutalidade, porque junto lhe
ensinam como utilizar a persuasão, junto com a força e o poder, no auge de uma
contenda.
Chamando de “senhor dos inhames novos”, este tubérculo é
para ele tão ou mais poderoso e energizante do que o azeite-de-dendê é para
Exu. Depois de pilado, o inhame (isù) recebe o nome de iyán, de onde advém seu
epíteto, Òrìsàjìyán, ou Orixaguiã, “orixá comedor de inhame pilado”. É um
alimento divino e litúrgico, que produz sua principal refeição, o alaguiã,
bolas feitas com a massa pilada do inhame e preparadas com sérios preceitos.
Com seu poder inventivo e para ajudar na preparação deste alimento, Oxaguiã
criou o pilão (ojó odó) e a mão-de-pilão, que se tornaram seu emblema e
proporcionaram-lhe outro título, o de “senhor do pilão”. Este utensílio, dentro
da religião, também pertence a Xangô, o orixá patrono dos elementos fabricados
com a madeira.
Muito ligado ao cultivo, Oxaguiã é um dos orixás da fartura
e da opulência, e se relaciona com Oxóssi, a divindade provedora dos alimentos.
Entre eles existe uma relação familiar, porque o mais importante integrante
desde panteão, Ajagunã, juntamente com Iemanjá, são considerados , pelos itans,
como os pais de Erinlé, poderoso participante do grupo dos caçadores. Oxaguiã
tem grande apego e profundo amor por este odé, chamado de “caçador de elefantes
brancos”, no que é plenamente correspondido. Pai e filho são igualmente
parceiros no grupo dos oxôs. Com Ogum,
agricultor e guerreiro modelador dos metais, Oxaguiã surge como irmão e
ajudante na evolução da tecnologia. Esta união ajuda na produção de novas armas
e ferramentas, pois são inovadores nas criações e remodelações. Ogum forneceu a
ele as armas, e também lhe ensinou como usá-las em sua defesa, nas guerras. A
ligação destes dois é tão grande que Oxaguiã não aceita que seus filhos se
indisponham, enganem ou traiam os filhos deste orixá, porque Ogum poderá
castigá-los! Ele sabe que apesar de ser um guerreiro, o título de “senhor da
guerra” é de Ogum. Guerreiro como Ogum, Oxaguiã é também o “assiwaju dos orixás
funfun”, aquele que abre os caminhos para as divindades do branco no cortejo!
Uma iyabá que usufrui de sua companhia e de suas mesmas habilidades
é Obá, guerreira que como ele faz o uso do escudo e da espada, e que, como
caçadora, utiliza-se também do ofá. Por terem em comum a beligerância, as
contendas e as divergências, ambos se respeitam.
Embora Obá não aceite parceiros para sua vida afetiva,
aprecia se ligar a companheiros que a acompanhem e a estimulem nos confrontos
guerreiros. Pela sua necessidade de proteção e do uso da camuflagem em suas
batalhas, Oxaguiã também se intercomunica com Iewá, vodum da nação fon que tem
o dom da dissimulação e do disfarce. Ambos podem ser responsáveis pela união
dos dois panteões, o fon e o ioruba, o que lhes permite interagir, sem haver
sobreposições. Oiá, a senhora dos antepassados, forneceu a Oxaguiã o atorí, a
vara de madeira resistente que representa o poder e autoridade, e que serve
para comando e controle da ancestralidade. Esta vara é seu símbolo, sendo
utilizada também como objeto de ataque ou de defesa.
Chamado de Babalaxó (babalasó), “o senhor do axó”, é o
responsável pelas roupas que protegem e agasalham o corpo do ser humano,
interligando-se com Babá Rowu, o “senhor do algodão”, e com Iemanjá Sobá, a
fiadeira do algodão (owu), que o abastece deste elemento. É com este tipo de
tecido que é feito o alá que cobre e protege Orixalá e os demais orixás
funfuns.
Uma velha divindade que se relaciona amigavelmente com
Oxaguiã, pertence ao seu grupo, é Babá Okô, o “patrono da agricultura” e
“senhor das terras cultivadas”, responsável pela alimentação do planeta. Orixá
Okô é a própria energia cultivadora, que sabe como fazer nascer e crescer as
coisas na natureza, e que ensina como cultivar novas vidas na terra. É
auxiliado pelos insetos e pelos pássaros, que carregam novas vidas em suas
patas, pelos seres microscópicos que fazem uma constante renovação da terra e
também pelas fezes dos animais, um fertilizante natural. E é ajudado pela
chuva, que regenera sua terra!
Na nação bantu existe um inquice assemelhado a Oxaguiã, com
o nome de Lemba-Dilê, também um guerreiro jovem, que se veste de branco e
portador da espada e do escudo. Seu símbolo é o barco, sendo chamado de “o
guerreiro navegante” ou “o regente das águas”.
Oxaguiã representa o nascer do dia, simbolizando o primeiro
raio de Sol que esquenta a terra fria da madrugada! Ele é a claridade vencendo
e cortando a escuridão da noite, “acordando” o dia e ajudando o homem a criar
um novo ciclo de vida. O filho-príncipe que protege o rei e que usa a espada
para resguardar o opá!
Generalidades do orixá:
Como são chamados seus filhos: olissassi, oxalassi.
Dia da semana: sexta-feira.
Elementos: água, terra e ar.
Símbolos: pilão, mão-de-pilão, alfange, espada, escudo.
Metais: prata, chumbo, estanho, ferro.
Cores: branco e azul-claro.
Folhas: cana-do-brejo, manjericão, do cafeeiro, alecrim e
boldo.
Saudação: Epi Epi Babá! Xeueu, Babá!
Seus filhos:
Os filhos de Oxaguiã são pessoas longilíneas, de porte viril
e elegante, atrevidas e maliciosas. Sensuais, costumam ser volúveis até se
fixarem em um (a) parceiro (a). Não se mostram inteiramente, omitindo certas
características e particularidades. Sua verdadeira personalidade é escondida
até mesmo dos seus mais próximos. Trabalhadores, organizados e lutadores, são
ótimos estrategistas e bons parceiros, tanto na vida pessoal e amorosa, como
nas amizades. Em certos momentos tentam impor suas vontades, até mesmo sem
sentir. Parece que eles controlam o mundo!
Conseguem galgar posições superiores, sem permitir que o
poder lhes deixe deslumbrados, preferindo trabalhar a comandar. Se
privilegiados pela sorte, são generosos e esbanjadores, sem muita preocupação
com o futuro. Independentes e irrequietos, mostram-se carentes e necessitados
de atenção, mas procuram abster-se disso ao sentirem que sua liberdade poderá
ser tolhida. Se sua vida não vai bem, ficam irritados, ressentidos,
desanimados, mas, de repente, a sorte muda e surge alguém para lhes impulsionar
e dar novo ânimo. Como se o Sol surgisse detrás das nuvens e clareasse sua
vida!
Pessoas alegres, extrovertidas e felizes, gostam de lugares
movimentados, de festas, de música, preferindo o dia e as manhãs claras e
ensolaradas. Bons anfitriões, deixam as pessoas impressionadas com seu modo de
ver a vida, com sua liberdade e descontração. Delicados e bondosos, sabem fazer
e conservar amigos, sofrendo por eles e desdobrando-se para agradá-los, se
tiverem reciprocidade. Mas são inimigos perigosos e traiçoeiros, difíceis de
ser controlados, capazes de atos impensáveis. Quando a raiva passa, tudo fica
encoberto, porém, nunca esquecido. Mas não costumam levar adiante seu desejo de
vingança, porque sabem que terão que responder perante seu próprio orixá por
aquilo que fizerem!
Devido à sua liderança natural, as pessoas que os rodeiam,
por vezes, sentem-se ameaçadas pela sua presença. Possuem um espírito brilhante
e seu lado intelectual é bem desenvolvido, evoluindo cada vez mais pela vontade
que têm de aprender e de se aprimorar. Possuem o dom da palavra e grande
compreensão das coisas a seu redor. Impulsivos, gostam de desafios, saindo
geralmente vencedores, pois competem com garra e determinação. Grandes
defensores dos injustiçados e dos incompreendidos, procuram estar sempre em
defesa da verdade, através da argumentação. Às vezes se mostram agressivos e
brutos no trato com as pessoas, pois não sabem utilizar muito bem sutilezas e
artimanhas, mas são apaziguadores e delicados ao extremo.
Uma coisa é certa para os filhos de Oxaguiã: embora sejam
guerreiros, não procuram confusões ou brigas, e não costumam ser agressivos!
Axé!
lindo texto sou filho de oxaguian e achei muito coerente tanto características do meu orixá como as minhas, axé a todos
ResponderExcluirlindo texto sou filho de oxaguian e achei muito coerente tanto características do meu orixá como as minhas, axé a todos
ResponderExcluirGostaria de conhecer mais um pouco do enredo de Oxaguian com Exu, agradeço desde já!
ResponderExcluirTambém tenho um grande interesse em saber do enredo de Osogiyan com Esu, se você tiver conseguido tal conhecimento peço que compartilhe meu irmão. Axé!
Excluirnossa sempre tentei querer mudar algumas coisas em mim mas ñ consegui ,agora descobri porque ,sou filha de oxaguiã .estou de boca aberta sou assim mesmo .meu muitíssimo obg .íncrivel .
ResponderExcluirnossa sempre tentei querer mudar algumas coisas em mim mas ñ consegui ,agora descobri porque ,sou filha de oxaguiã .estou de boca aberta sou assim mesmo .meu muitíssimo obg .íncrivel .
ResponderExcluirAmei o Texto, meu pai é maravilhoso
ResponderExcluirAmei o Texto, meu pai é maravilhoso
ResponderExcluirDono da minha vida
ResponderExcluirDono da minha vida
ResponderExcluirmuito bom , esse texto , sou filha dele.
ResponderExcluirIncrível belo texto, como sou filha dele 😍
ResponderExcluirMe identifiquei completamente,Salve Oxaguiã meu pai!!
ResponderExcluirAmei sou filho de oxaguiã e o texto esta certíssimo. Sou assim.
ResponderExcluirMe descreveu todo epa babá💙
ResponderExcluirMuito bom o texto. Sou assim mesmo. Adorei!
ResponderExcluirNossa ...
ResponderExcluirSou filha de Oxaguiã e sou isso por dentro e por fora, muito bom, definição perfeita, das características. Muito Obrigado.
ResponderExcluirEpa Babá!
ResponderExcluirMeu grandioso Pai Guiã 📿
Perfeita definição das características e atribuições de ambos entidade e seus filhos, muito esclarecedor Axe!!!
ResponderExcluirmuito bem esclarecido Axé!!
ResponderExcluirMuito eu....
ResponderExcluirAmei ver a foto de meu pai ilustrando este post. Estou bastante emocionada pela coincidência. Essa foto foi do ano em que fui iniciada e agora em 2018 estou às vésperas da minha obrigação de sete anos, eis que lendo um pouco sobre o que tem pela rede sobre este lindo Orixá encontro essa linda foto do ano da minha iniciação. Só tenho a agradecer esse lindo presente. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirÉpà Babà!
AIn que lindoooo me emocionei tbm. Papai faz tudo lindo né <3
ExcluirSou filha dele e vou fazer Santo, excelente texto,Exeu epa baba
ResponderExcluirParabéns, todas as características dos filhos do Oxaguiã confere com o que eu sou :) Ase , motumba a todos.
ResponderExcluirTudo a ver comigo, incrível
ResponderExcluirSou um escolhido de Oxaguiã, gostaria de saber se essa ligação referida no texto pode ter alguma influência no ila?
ResponderExcluirSobre a ligação com Iansã
ExcluirSou exatamente assim
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExeuê Babá, sua bença meu pai
ResponderExcluirLindo texto!!!
ResponderExcluirSou igual papai, cagado e cuspido.