terça-feira, 23 de julho de 2013

Defumação.



Defumação é um processo ativo de exercício de mediunidade e por isso deve ser tratado com muito cuidado.
Todo local onde se vive, seja um templo, sua casa ou local de trabalho, pode e deve ser defumado.

A Casa onde se mora principalmente, ainda mais se se é uma pessoa que trabalha com a espiritualidade do santo, e que mantém em casa suas firmezas ou mesmo os seus instrumentos litúrgicos.
Todo mundo que tem “luz” própria ou que tem em si ou sua casa um local de concentração de energia, acaba sendo um atrativo para as inúmeras almas perdidas que existem vagando pela terra. Assim, ao defumarmos, nem sempre estamos tratando de afastar demandas contra nós, mas também de manter o equilíbrio de nossa própria casa.

Qualquer pessoa com ou sem uma mediunidade ativa, pode perceber quando há uma alteração no ambiente e nesses casos deve se recorrer a uma defumação. No caso de terreiros e casas de santo, onde tudo isso é mais grave ainda, ou melhor mais intenso, o início de cada sessão de trabalho deve ser precedido de uma defumação.
Considero que defumar não é um processo formal ou ordinário e sim uma liturgia e quem defuma algum lugar sempre deve se preparar porque vai estar absorvendo também as energias negativas do lugar, como um para-raio, ou um “aspirador de pó”.

Desta forma para executar essa liturgia é necessário alguma maturidade na magia, conhecimento e também procedimentos de preparação e autolimpeza que para quem faz vai mais além do que o ato de defumar. Em termos da maturidade na magia significa uma sintonia com os mestres e entidades que trabalham junto com ele. O conhecimento diz respeito ao método de fazer e elementos a serem utilizados tanto no defumador ou defumadores como também em procedimentos complementares.
Em termos de finalidade, o processo de defumação pode ser feito para retirar, ou seja queimar, a energia ruim como também preencher com energia boa. Geralmente quando se encontra um ambiente carregado usa-se um ou mais defumadores de limpeza, que irão “queimar” ou esterilizar as energia ruins.
Depois do ambiente ruim faz-se uma nova defumação com um outro defumador “doce” que irá preencher o ambiente com a energia que se quer deixar evitando assim um vazio que é a oportunidade para coisas indesejadas ou mesmo um ambiente estéril e que não traga conforto aos ocupantes do lugar.

No caso de terreiros ou casas de trabalho é similar. É comum se defumar mais de uma vez ao longo do dia de maneira a garantir a limpeza astral do lugar. No início de trabalhos com determinadas linhas, como a do povo cigano ou do oriente, pode-se passar um defumador “doce” com a finalidade de atrair e facilitar as energias destas entidades. No catimbó o cachimbo é também um instrumento de defumação e preparação do ambiente. Pode-se usar fumos com ervas de limpeza para limpar a seção, como também pode-se colocar misturas “doces” para facilitar ou chamar a incorporação.
Os defumadores devem ter fórmulas adequadas a cada finalidade. Um pessoa experiente sabe fazer os seus e pode ter vários que são usados conforme o caso e, que combinam as ervas mais adequadas e as ervas que fazem parte do seu fundamento e de suas entidades, porque como eu disse a gente nunca faz isso sozinho.

O processo de defumação começa de dentro para fora. Pode-se fazer isso acompanhado de uma pessoa que vai atrás da gente com uma quartinha de barro com Água,cruzando os cômodos.
Concentração é um elemento muito importante neste trabalho. Assim deve-se rezar antes de inicia-lo pedindo a proteção dos seus mestres, deve cantar durante e deve-se encerrar com uma reza ou cantiga de agradecimento ou fechamento.
Enfim, a defumação é um processo litúrgico complexo e que é mais do que acender um carvão com ervas.
Segue uma lista com algumas ervas de defumação e suas finalidades:

Alecrim: Purifica o local, eleva o padrão dos pensamentos e afasta a depressão. Indicado para mulheres solitárias.



Anis Estrelado: Atua tanto no nível material quanto no emocional, estimulando a natureza positiva.Atrai boa sorte.


Arruda: Purifica o ambiente, elimina toda a carga de energia negativa e dá proteção. Erva tradicional de limpeza.


Alfazema: Tranquiliza, atrai energias positivas, ajudando a harmonizar o ambiente, trazendo bons relacionamentos, equilíbrio e bons pensamentos.


Benjoim: Ótimo purificador de ambiente. Atrai energias positivas e eleva os pensamentos.


Baunilha: Bem estar, estimula o amor, relaxa e tonifica ao mesmo tempo.


Canela: Acalma o ambiente, atrai sucesso, traz prosperidade e ajuda em negociações com êxito. Tem ação antidepressiva e aumenta a alegria de viver.


Cravo: Dissolve tosa a negatividade mental e local, abre os caminhos, atrai dinheiro e ganhos materiais.


Cedro do oriente: Afrodisíaco, atrai prosperidade, dinheiro, sucesso em vendas e boa fortuna.


Erva doce: Aroma agradável que traz tranquilidade e auxilia o relaxamento.


Flor de laranjeira: Bom para a prosperidade, boa sorte e melhora a disposição psicológica.


Jasmim: Acalma o ambiente, combate o stress, promove harmonia entre casais, à autoestima,aumenta a sexualidade, ideal para o relaxamento.


Lavanda: Favorece o bom sono e elimina a depressão, produz tranquilidade de pensamentos nos negócios e nos relacionamentos.

  
Manjericão: Atrai proteção espiritual e adoça as relações.


Patchouli: Proporciona paz de espírito, facilita a meditação e estimula a intuição.


Verbena: É muito eficaz nos feitiços amorosos, afasta a negatividade, a tristeza e a melancolia,atrai a desenvoltura pessoa, alegria e o bom astral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário